Home Agro Sistemas de ILPF recebem novas versões de softwares para manejo de...

TECNOLOGIA

Sistemas de ILPF recebem novas versões de softwares para manejo de precisão florestal

Os softwares podem ser usados para gerenciar e planejar o componente florestal de ILPF com eucalipto, pinus, cedro-australiano, mogno africano e teca

Vista aérea de um sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta. Foto: Wanderley Porfírio Silva

A Embrapa Florestas está disponibilizando para download novas versões dos softwares SisILPF para manejo do componente florestal em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Os softwares podem ser usados para gerenciar e planejar o componente florestal de ILPF com eucalipto, pinus, cedro-australiano, mogno-africano e teca.

Eles apoiam a tomada de decisões relacionadas a como, quando e quanto desbastar e quando realizar a colheita final. Com base em dados de inventário, os softwares permitem aos usuários simular todas as opções de gerenciamento de componentes de árvore em ILPF; prever a produção presente e futura; conduzir análises econômicas e  dar subsídios às decisões sobre as melhores alternativas para manejar a plantação. Além disso, geram gráficos que mostram a quantidade de carbono sequestrado pelas árvores e o cálculo de quantos animais podem ser mantidos no sistema com emissão de metano compensada.

Os softwares de manejo florestal vêm sendo desenvolvidos desde 1988 pela Embrapa, inicialmente para monocultivos e, desde 2016, também para ILPF. Atualmente, são 25 softwares amplamente utilizados pelo setor florestal brasileiro. Todos os programas compõem a “Família Sis” que, em sua denominação, apresenta o nome popular do gênero ou espécie florestal contemplada. 

Com os programas é possível fazer prognoses de produção de madeira no presente e em condições futuras, efetuar análises econômicas e, depois, levar para o campo apenas a melhor alternativa, informa o pesquisador da Embrapa Florestas Edilson Batista de Oliveira que, com parcerias, desenvolveu os softwares. “Eles auxiliam, por exemplo, no planejamento dos desbastes (colheitas parciais, retirando-se linhas e/ou árvores selecionadas) de plantios florestais. Os programas possibilitam simular como o plantio florestal cresce e produz, conforme os regimes de manejo que o próprio usuário indica, bem como calcular o carbono capturado pelas árvores”. “O diferencial dos SisILPF é que eles são aplicados exclusivamente a plantios no sistema de integração lavoura-pecuária-floresta”, informa o pesquisador.

Os softwares atendem a uma série de requisitos fundamentais para o produtor rural: realizam a análise técnica e econômica da plantação florestal, permitem que seja feito o planejamento florestal e o manejo florestal de precisão, calculam o estoque de madeira atual, no momento em que se faz o inventário, e também mostram a projeção a cada ano futuro, separando o volume de madeira em sortimento para finalidades industriais como laminação, serraria, celulose e energia. 

Softwares para ILPF disponíveis:

SisILPF Benthamii

SisILPF Cedro

SisILPF Dunnii

SisILPF Ellottii

SisILPF Eucalipto (para sistemas com Eucalyptus urograndis)

SisILPF Mogno

SisILPF Taeda

SisILPF Teca

Downloads

Os SisILPF estão disponíveis para download, junto com os softwares da série Sis para monocultivos, no site da Embrapa Florestas.

Fonte: Embrapa Florestas

adbottom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Mais Popular

Mercado da carne suína brasileira recebe ampliação pelo México

A comercialização passa a ser para a carne suína crua, inteira ou em pedaços, não havendo restrição no seu comércio direto

Garantia-safra vai pagar o benefício para 16 mil agricultores familiares

O benefício será pago em 31 municípios de sete estados de sete Estados da região Nordeste

Nova plataforma do observatório agropecuária fornece dados compilados

Com a ferramenta, dados sólidos da agropecuária brasileira ficaram ainda mais acessíveis

Mapa anuncia registro de oito defensivos de baixo impacto e um herbicida inédito

Todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pela Anvisa, Ibama e Mapa

Comentários Recentes