Home Energia Solar Sicredi financia quase metade das instalações para geração de energia solar no...

Recursos

Sicredi financia quase metade das instalações para geração de energia solar no Rio Grande do Sul

No país, a cooperativa teve um aumento de 220% no número de operações dessa linha de crédito no último ano em relação a 2018

Investimentos vão continuar nos próximos anos. Foto: Gazeta do Povo

O Rio Grande do Sul registrou, no ano passado, 13,2 mil novas unidades de geração fotovoltaica em 2019, um aumento de 164% em relação ao ano anterior. Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Desse total, 6 mil contaram com as linhas de crédito oferecidas pelo Sicredi, o que representa mais de 45% das instalações para geração desse tipo de energia.

No país, a cooperativa teve um aumento de 220% no número de operações dessa linha de crédito no último ano em relação a 2018. “Estamos atentos às necessidades dos associados e à atual demanda por soluções mais sustentáveis, como a produção de energia limpa e renovável”, destaca o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.

No estado gaúcho, o financiado pelo Sicredi em valores foi de R$ 427 milhões, um aumento de 145% em relação a 2018, quando os financiamentos para aquisição de equipamentos para geração de energia solar atingiram R$ 174 milhões. A constante queda no valor dos painéis solares tem contribuído para a maior demanda por crédito para a aquisição do sistema.

Hoje, a energia solar produzida no Brasil representa 1,4% do total da matriz elétrica nacional. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) no ranking brasileiro de potência instalada, o Rio Grande do Sul ocupa a segunda posição, atrás apenas de Minas Gerais. Além do financiamento de energia fotovoltaica, o Sicredi oferece outras linhas de crédito que também contribuem com o desenvolvimento e a sustentabilidade como, por exemplo, o Pronaf ECO e a linha ABC (Agricultura de Baixo Carbono).

Agora, está em elaboração pela Câmara dos Deputados o projeto de lei que propõe estabelecer novas regras para consumidores da geração distribuída. Desde o ano passado, a Aneel quer revisar as regras que atende a esses consumidores, criando um tributo sobre a geração de energia solar fotovoltaica compartilhada.

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Fonte: Portal Solar

adbottom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Mais Popular

Mercado da carne suína brasileira recebe ampliação pelo México

A comercialização passa a ser para a carne suína crua, inteira ou em pedaços, não havendo restrição no seu comércio direto

Garantia-safra vai pagar o benefício para 16 mil agricultores familiares

O benefício será pago em 31 municípios de sete estados de sete Estados da região Nordeste

Nova plataforma do observatório agropecuária fornece dados compilados

Com a ferramenta, dados sólidos da agropecuária brasileira ficaram ainda mais acessíveis

Mapa anuncia registro de oito defensivos de baixo impacto e um herbicida inédito

Todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pela Anvisa, Ibama e Mapa

Comentários Recentes