Home Florestas Naturais Serviço Florestal Brasileiro completa 14 anos com desafio de contribuir para expansão...

Aniversário

Serviço Florestal Brasileiro completa 14 anos com desafio de contribuir para expansão da silvicultura

Entre os destaques nas ações está a inscrição no CAR de 6,4 milhões de imóveis rurais e contribuições e parcerias sobre estudos de produtos florestais pelo país

Preservação de florestas nativas é um dos compromissos do SFB. Foto: Reprodução Internet

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) completou 14 anos de criação, por força da Lei nº 11.284 de 02 de março de 2006, para ser o órgão de excelência na gestão de florestas públicas no Brasil.

O SFB é o órgão gestor das concessões florestais, do Cadastro Ambiental Rural (CAR), do Inventário Florestal Nacional (IFN), do Sistema Nacional de Informações 9SNIF) e do Laboratório de Produtos Florestais.

Os setores fazem a gestão de programas de treinamento, capacitação, pesquisa e assistência técnica para a implementação de atividades florestais, incluindo manejo florestal, processamento de produtos florestais e exploração de serviços florestais; promovem estudos de mercado para produtos e serviços gerados pelas florestas; propõem planos de produção florestal sustentável de forma compatível com as demandas da sociedade e gerenciam o Cadastro Nacional de Florestas Públicas (CNFP).

Nesses 14 anos de existência, o Serviço Florestal efetivou 18 contratos de concessão florestal em seis Florestas Nacionais do Pará e Rondônia; fez o IFN em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal, representando 50% do território nacional; fez a inscrição no CAR de 6,4 milhões de imóveis rurais e inúmeras contribuições e parcerias envolvendo estudos de produtos florestais madeireiros e não madeiros em todo o Brasil.

Sustentabilidade com tecnologia

O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, ressalta a importância do órgão na agenda florestal do Governo Federal e destaca que “o Serviço Florestal hoje, com uma visão desenvolvimentista, inclui as florestas nativas e exóticas como atividades econômicas, sem descuidar do meio ambiente e da importância da preservação florestal com manejo sustentável respaldado na pesquisa técnica e científica ”.

“A proteção das florestas públicas brasileiras é a meta primordial deste governo, fato que conseguimos inserir o projeto de concessão das florestas nacionais de Humaitá, Iquiri e Gleba Castanho no Programa de Parcerias de Investimentos, além disso, estamos trabalhando para o lançamento da análise dinamizada do CAR, que vai representar a implementação do Código Florestal Brasileiro”, afirmou Colatto.

O diretor de Pesquisa e Informações Florestais, Joberto Freitas, chegou ao SFB logo após a sua criação, ainda em 2007. Para Joberto, “um país com quase 60% de seu território coberto por florestas não pode prescindir de dispor de um serviço florestal forte, autônomo e atuante, que promova o uso sustentável das florestas, a sua inserção na economia do país e a inclusão econômica e social das populações que dependem do uso da floresta para viver”.

“O Serviço Florestal Brasileiro buscou nesses 14 anos construir uma agenda voltada para o manejo sustentável das florestas, com a inclusão das florestas públicas e privadas na economia do país. Os desafios dos próximos anos são relacionados à consolidação do manejo florestal em florestas públicas e ao desenvolvimento de políticas de uso das florestas em propriedades privadas, com aumento da cobertura florestal do país por programas de recomposição de reservas legais com espécies nativas de valor comercial e a expansão da área de florestas industriais plantadas com espécies introduzidas”, finalizou.

O Serviço Florestal vai ampliar a área de concessão florestal para 4 milhões de hectares até 2023; está trabalhando para fornecer aos estados um sistema de análise dinamizada do CAR que vai permitir ao produtor rural acessar o Programa de Recuperação Ambiental, se houver passivo ambiental, ou a Cota de Reserva Ambiental; finalizar o IFN no restante do país e fortalecer a agenda de pesquisa de produtos madeireiros e não madeiros, visando a sustentabilidade local.

Fonte: SFB

adbottom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Mais Popular

Mercado da carne suína brasileira recebe ampliação pelo México

A comercialização passa a ser para a carne suína crua, inteira ou em pedaços, não havendo restrição no seu comércio direto

Garantia-safra vai pagar o benefício para 16 mil agricultores familiares

O benefício será pago em 31 municípios de sete estados de sete Estados da região Nordeste

Nova plataforma do observatório agropecuária fornece dados compilados

Com a ferramenta, dados sólidos da agropecuária brasileira ficaram ainda mais acessíveis

Mapa anuncia registro de oito defensivos de baixo impacto e um herbicida inédito

Todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pela Anvisa, Ibama e Mapa

Comentários Recentes