Home Agro Santa Catarina lidera exportações de carne suína, que aumentaram 55% na comparação...

QUALIDADE

Santa Catarina lidera exportações de carne suína, que aumentaram 55% na comparação com 2019

Além da China, que vem aumentando os embarques mês a mês, outros mercados importantes estão investindo na produção catarinense, como o Japão

China está comprando mais e Japão passou a comprar carne suína. Foto: Reprodução Internet

As exportações de carne suína em Santa Catarina seguem elevadas. Em agosto, o estado exportou 50,8 mil toneladas, um aumento de 55% em relação a agosto de 2019. O crescimento, mais uma vez, é puxado pela China, que importou 33 mil toneladas do produto no valor de US$ 73,9 milhões. Esses valores representam incrementos de 109,1% e 115,5% em relação a agosto de 2019, respectivamente.

De janeiro a agosto deste ano, os embarques também apresentam bom resultado com 345,9 mil toneladas, um crescimento de 27,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. O faturamento já passa de US$ 758,6 milhões, superando em 40% o valor de 2019.

Além da China, que vem aumentando os embarques mês a mês, outros mercados importantes estão investindo na produção catarinense. O Japão, por exemplo, se tornou o quarto maior comprador e ampliou em 166,2% o volume importado de Santa Catarina neste ano.

O analista do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) Alexandre Giehl explica que os números indicam um novo recorde de exportações de carne suína em 2020, tanto em valor quanto em quantidade.

Além disso, as exportações contribuíram para minimizar os prejuízos dos suinocultores e garantir a continuidade da produção. “Os excelentes resultados das exportações têm sido fundamentais para garantir que os preços pagos aos produtores tenham se recuperado da queda registrada no início da pandemia de Covid-19. Vale destacar que essa melhoria nos preços foi fundamental para evitar que os produtores tivessem prejuízos significativos e, eventualmente, muitos abandonassem a atividade, já que os custos de produção também estão em alta”, diz.

Por Agência Safras

adbottom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Mais Popular

Mercado da carne suína brasileira recebe ampliação pelo México

A comercialização passa a ser para a carne suína crua, inteira ou em pedaços, não havendo restrição no seu comércio direto

Garantia-safra vai pagar o benefício para 16 mil agricultores familiares

O benefício será pago em 31 municípios de sete estados de sete Estados da região Nordeste

Nova plataforma do observatório agropecuária fornece dados compilados

Com a ferramenta, dados sólidos da agropecuária brasileira ficaram ainda mais acessíveis

Mapa anuncia registro de oito defensivos de baixo impacto e um herbicida inédito

Todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pela Anvisa, Ibama e Mapa

Comentários Recentes