As rotas selecionadas este ano contemplam quatro cadeias produtivas, beneficiando 26 propriedades de agricultura familiar
Os sete roteiros turísticos selecionados na segunda edição do Projeto Experiências do Brasil Rural (EBR 2022) já começaram a receber apoio técnico para auxiliar na estruturação dos empreendimentos e na comercialização de produtos e serviços.O projeto é uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Ministério do Turismo (MTur) e a Universidade Federal Fluminense (UFF/ RJ).
O projeto é coordenado pela UFF, e a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Mapa oferece apoio técnico para capacitar empresários, empreendedores e produtores rurais na criação e aprimoramento de experiências turísticas que estejam aptas à comercialização. Os sete roteiros escolhidos neste ano já passaram pela fase de pesquisa diagnóstica para identificar as potencialidades de cada roteiro turístico, agregando valor aos serviços e produtos da agricultura familiar.
A próxima etapa é um plano de ação elaborado com os possíveis gargalos e as vantagens competitivas a serem trabalhados por cada rota turística com intuito de oferecer para os visitantes uma experiência no campo única.
Os roteiros turísticos selecionados contemplam empreendimentos de agricultura familiar em diferentes regiões do país. As rotas turísticas deste ano contemplam quatro cadeias produtivas (café, cachaça, farinha de mandioca e mel), beneficiando 26 propriedades de agricultura familiar com 89 equipamentos turísticos destinados à hospedagem, à alimentação, ao entretenimento, entre outros.
Os roteiros selecionados para receber o apoio técnico este ano são:
Rota Turística do Café (SP)
Roteiro do Café e do Vinho (SP)
Do Genoma à Xícara (SP)
Caminhos de Dona Francisca (SC)
Rota Verde do Café (CE)
Rota do Engenho (SE)
Rota Caminhos da Serra de Itabaiana (SE)
O projeto é resultado de Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre os ministérios, em outubro de 2020, com o objetivo de fomentar o turismo em áreas rurais do país, impulsionando a promoção e a comercialização de produtos, serviços e destinos da agricultura familiar.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento