O bambu se destaca por ser uma alternativa para diferentes usos, como material construtivo, alimentício, energético, entre outros utensílios
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), promoveu entre os dias 16 a 18 de novembro, o IV Seminário Nacional do Bambu, no Câmpus da Universidade Estadual de Goiás, em Pirenópolis. O objetivo do evento foi promover a cadeia produtiva e o desenvolvimento sustentável rural e urbano a partir da utilização do bambu nas mais diversas formas.
O evento debateu a importância de buscar alternativas de materiais com menor consequência ambiental, econômica e social para diminuir os impactos negativos do clima e a perda de biodiversidade. O bambu se destaca por ser uma das alternativas com grande potencial para diferentes usos, como material construtivo, alimentício, energético, entre outros utensílios.
No seminário foi abordado como tema central a Cadeia Produtiva do Bambu para o Desenvolvimento Sustentável. O Serviço Florestal Brasileiro apresentou conjunto de instrumentos e iniciativas que dispõe para cooperar nas discussões de ampliar o potencial de desenvolvimento da cadeia produtiva do bambu. Além disso, coloca como uma oportunidade para o fortalecimento dessa economia de base florestal, dado à multiplicidade de usos do bambu e dos avanços científicos e tecnológicos sociais.
Durante os dias do encontro, foram organizadas várias sessões temáticas sobre o uso dos bambus na arquitetura, design, agronomia, artesanato, culinária, políticas públicas, entre outras.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento