Home Agro Plano para concessão de florestas para 2021 tem primeira divulgação do Serviço...

OUTORGAS

Plano para concessão de florestas para 2021 tem primeira divulgação do Serviço Florestal Brasileiro

Pelo Paof 2021, 20 áreas de florestas públicas federais poderão ser licitadas para empresas interessadas na produção sustentável de madeira

Imagem ilustrativa com a floresta amazônica. Foto: Arquivo TG, retirado do G1

O Plano Anual de Outorga Florestal (Paof) 2021 apresenta 20 áreas de florestas públicas federais que poderão ser concedidas para o manejo florestal sustentável no próximo ano. Pela concessão, as florestas poderão ser licitadas para empresas interessadas em produzir madeira e oferecer serviços ecoturísticos. O documento foi definido de forma conjunta com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e com o Ministério do Meio Ambiente.

Além de considerar a legislação que rege a gestão das florestas públicas (Lei n° 11.284/2006), a definição das áreas também buscou a convergência com outras políticas públicas setoriais relacionadas a infraestrutura, mineração, reforma agrária, política indígena, dentre outras. O Plano também consultou os órgãos estaduais do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) para levantar dados sobre fiscalização e monitoramento ambiental.

Produção Florestal

O Paof 2021 contempla 20 áreas de florestas públicas federais passíveis de concessão, sendo 16 na região Norte, três na região Sul e uma na região Sudeste. Com exceção da Gleba de Castanho, que é uma área de floresta ainda não-destinada no estado do Amazonas, todas as demais áreas são Florestas Nacionais, categoria de unidade de conservação que prevê o uso sustentável dos recursos naturais.

Ao todo, a área total que poderá ser concedida chega a quatro milhões de hectares, dos quais serão excluídas da produção as Áreas de Preservação Permanente e as áreas de Reserva Legal. Contabilizando apenas as áreas a serem concedidas na região amazônica, as florestas poderão produzir de 1,5 a 2,3 milhões de metros cúbicos de madeira por ano.

Benefícios Sociais

Atualmente 1,05 milhões de hectares de florestas federais estão sob concessão. A produção das áreas vem crescendo a cada ano e já representou uma arrecadação de cerca de R$ 70 milhões para os cofres públicos. Os recursos, retirada a parte que fica com Serviço Florestal Brasileiro para a gestão das concessões florestais, são distribuídos para o ICMBio, para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF) e para os estados e municípios que abrigam as áreas.

Além da arrecadação de recursos, a concessão florestal traz benéficos diretos para as regiões onde se instala, como o aumento no número de empregos formais, na arrecadação de impostos e o aquecimento da economia regional com atividades legais e sustentáveis. A concessão também protege as florestas públicas de ações ilegais como grilagem, garimpo, queimadas e desmatamento.

Consulta Pública

O Plano Anual de Outorga Floresta 2021 esteve disponível para consulta pública por 15 dias e passou pela aprovação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Conselho de Defesa Nacional (CDN) e da Comissão de Gestão de Florestas Públicas (CGFLOP). O Plano foi publicado no Diário Oficial da União em portaria conjunta do Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Paof 2021

Acesse o link da versão completa do Plano Anual de Outorga Floresta (Paof) 2021 para conhecer as áreas que serão passíveis de concessão em 2021:

Paof 2021 (em fase de diagramação)
Apêndice A – Paof 2021

Consulte o Relatório de Gestão de Florestas Públicas 2019 para saber mais sobre as áreas sob concessão.

SFB

adbottom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Mais Popular

Mercado da carne suína brasileira recebe ampliação pelo México

A comercialização passa a ser para a carne suína crua, inteira ou em pedaços, não havendo restrição no seu comércio direto

Garantia-safra vai pagar o benefício para 16 mil agricultores familiares

O benefício será pago em 31 municípios de sete estados de sete Estados da região Nordeste

Nova plataforma do observatório agropecuária fornece dados compilados

Com a ferramenta, dados sólidos da agropecuária brasileira ficaram ainda mais acessíveis

Mapa anuncia registro de oito defensivos de baixo impacto e um herbicida inédito

Todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pela Anvisa, Ibama e Mapa

Comentários Recentes