Atento aos estragos econômicos consolidados na pandemia, senador Jean Paul Prates atende pleito importante para a economia do Estado, para que pescadores recuperem a renda perdida
A pesca artesanal é uma prática presente e de muita importância para economia de vários municípios e famílias que vivem da atividade no Rio Grande do Norte. O senador Jean Paul Prates (PT-RN) anunciou a destinação de R$ 225 mil, por meio de uma emenda parlamentar, que vai beneficiar diretamente os pescadores no Estado.
Os recursos serão utilizados para a aquisição de kits com boias, tarrafas e outros equipamentos, que serão distribuídos para as colônias de pescadores em diferentes cidades do território potiguar. “Somos parceiros dos trabalhadores que dependem da atividade para viver. Com essa ação, queremos ajudar essas pessoas a melhorar seu trabalho”, disse o senador.
Apoio aos pescadores
Em janeiro de 2021, Jean Paul Prates conversou com a Federação dos Pescadores do Rio Grande do Norte (Fepern) para discutir estratégias sobre o retorno do cadastramento dos trabalhadores potiguares da pesca artesanal. A demanda é um dos pleitos mais importantes para as colônias de pescadores porque o registro permite o acesso ao trabalho da pesca enquanto atividade profissional, bem como garante direitos e benefícios aos trabalhadores.
O senador cobrou, em março, à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, sobre o retorno urgente quanto ao cadastro dos pescadores. A titular da pasta assegurou a retomada do cadastro para o primeiro semestre deste ano.
Ano passado, Jean Paul Prates solicitou à governadora Fátima Bezerra a compra, pelo Governo do Estado, de produtos da pesca artesanal e da aquicultura familiar para distribuir às famílias em situação de vulnerabilidade social. “O setor foi muito afetado pela crise provocada pela pandemia e precisa de auxílio para superar esse momento”, argumentou o senador.
Pescare
O mandato do senador Jean é responsável pelo Programa de Apoio à Revitalização da Pesca Sustentável, iniciativa criada para incentivar o desenvolvimento da atividade no Rio Grande do Norte.
O trabalho é realizado em parceria com Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), movimentos sociais, colônias de pesca e lideranças. No RN, são mais de 30 mil pescadores em 25 colônias de pesca em todo o território potiguar.
Fonte: Daniel Turíbio, da assessoria de Comunicação do senador Jean Paul Prates, com edição de Elias Luz.