Home Agro Agricultura Ipea diz que PIB agropecuário deve crescer 1,3% mesmo no pior cenário...

Ipea diz que PIB agropecuário deve crescer 1,3% mesmo no pior cenário por Covid-19

Nessas condições, alta seria garantida pelo desempenho positivo nas lavouras, principalmente no segmento de grãos

Colheita de soja. Foto: José Medeiros, editora Globo

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) avalia que, mesmo no pior cenário da pandemia de coronavírus, o Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário terá alta de 1,3% neste ano. A projeção está na carta de conjuntura divulgada nesta terça-feira (26/5).

Neste cenário adverso, o índice revela ligeira queda comparado à previsão de alta de 1,4% no boletim de abril. A previsão é de resultado mais positivo das lavouras (+2,8%), ante 2,7% anteriormente, e queda de 2% da pecuária, ante redução de 1,5%.

Já no cenário-base, que não considera os piores efeitos da crise, o crescimento previsto para o PIB agropecuário é de 2,5%, com base em prognósticos da safra deste ano do IBGE, e de 2,3%, levando em conta estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Essas condições, de acordo com o Ipea, consideram um avanço de 3,1% no valor adicionado pela lavoura, puxado pela soja, e uma expectativa de alta de 1,5% da pecuária em 2020.

O estudo também aponta que as exportações agropecuárias tiveram aumento de 7% de janeiro a abril de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado. Já nas importações de insumos para a agropecuária, indica queda de 16%.

“Certamente, a desvalorização do real, de mais de 20%, contribuiu fortemente para a queda das importações, inclusive entre os produtos mais importantes para o setor”, afirmou o Ipea, citando redução no volume importado de defensivos agrícolas (-16%) e adubos (-12%).

O instituto ainda destaca que a contratação de crédito rural cresceu 26,8% em termos reais no bimestre março-abril, quando eclodiu a pandemia, na comparação com o mesmo período de 2019. Em abril, o volume de crédito acumulado em 12 meses subiu para R$ 189,5 bilhões, 8,1% a mais do que no mesmo mês de 2019.

Revista Globo Rural e Estadão Conteúdo

adbottom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Mais Popular

Mercado da carne suína brasileira recebe ampliação pelo México

A comercialização passa a ser para a carne suína crua, inteira ou em pedaços, não havendo restrição no seu comércio direto

Garantia-safra vai pagar o benefício para 16 mil agricultores familiares

O benefício será pago em 31 municípios de sete estados de sete Estados da região Nordeste

Nova plataforma do observatório agropecuária fornece dados compilados

Com a ferramenta, dados sólidos da agropecuária brasileira ficaram ainda mais acessíveis

Mapa anuncia registro de oito defensivos de baixo impacto e um herbicida inédito

Todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pela Anvisa, Ibama e Mapa

Comentários Recentes