Home Agro Governo brasileiro busca fortalecer parcerias agrícolas em Singapura

COMÉRCIO

Governo brasileiro busca fortalecer parcerias agrícolas em Singapura

O país é um grande importador de alimentos e um hub comercial estratégico na Ásia

Objetivo brasileiro é ampliar as exportações. Foto: Rafaela Albuquerque

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (SDI), participou esta semana do Seminário Brazil Agritalks Singapura. O evento é promovido pela Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), pelo Ministério de Relações Exteriores com participação do Mapa e da Embrapa.

Com o objetivo de divulgar as ações do Brasil na agenda de sustentabilidade e inovação tecnológica, a iniciativa destina-se a formuladores de políticas públicas, especialistas, agritechs, incubadoras, universidades e lideranças do agro.

Singapura é um grande importador de alimentos e um hub comercial estratégico na Ásia. Conforme dados da Agência de Alimentos da Singapura (SFA), em 2021, o Brasil exportou US$ 426 milhões em produtos cárneos, sendo o país responsável por 58% da carne bovina, 48% da carne de frango e 39% da carne suína.

Representando o Brasil no painel Inovação e Financiamento Agroalimentar, o coordenador-geral de Inovação do Mapa, Daniel Trento, apresentou a situação atual do ecossistema de inovação com foco nas startups e foodtechs, bem como as oportunidades de investimentos e parcerias público privadas para impulsionar o setor e a cooperação entre Brasil e Ásia. 

“Tive a oportunidade de fazer muitos contatos, boas discussões e perspectivas de parcerias estratégicas para o Brasil nessa temática. Além de ser um destino importante de nossa produção agropecuária, pois o Brasil exporta, entre outras coisas, quase 50% da carne consumida lá, Singapura é um hub não só logístico, mas de conhecimento e boa parte das inovações em tecnologia digital”, explicou Trento.

Em Singapura, novos alimentos surgem ou passam por lá, como é o caso das proteínas alternativas, tornando o país asiático o único do mundo que já regulamentou a produção, comercialização e consumo de carne cultivada em laboratório.

Fonte: Mapa

adbottom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Mais Popular

Mercado da carne suína brasileira recebe ampliação pelo México

A comercialização passa a ser para a carne suína crua, inteira ou em pedaços, não havendo restrição no seu comércio direto

Garantia-safra vai pagar o benefício para 16 mil agricultores familiares

O benefício será pago em 31 municípios de sete estados de sete Estados da região Nordeste

Nova plataforma do observatório agropecuária fornece dados compilados

Com a ferramenta, dados sólidos da agropecuária brasileira ficaram ainda mais acessíveis

Mapa anuncia registro de oito defensivos de baixo impacto e um herbicida inédito

Todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pela Anvisa, Ibama e Mapa

Comentários Recentes