Home Florestas Naturais Com equipe capacitada pelo Serviço Florestal Brasileiro, o Inventário Florestal do Cerrado...

Coleta

Com equipe capacitada pelo Serviço Florestal Brasileiro, o Inventário Florestal do Cerrado será feito este ano

Profissionais passam por capacitação para usar a metodologia do Inventário Florestal Nacional no bioma Cerrado, em São Paulo e Minas Gerais

Técnicos da Diretoria de Pesquisa e Informações Florestais do Serviço Florestal Brasileiro estão capacitando equipes que farão a coleta de dados em campo do Inventário Florestal Nacional (IFN), em São Paulo e Minas Gerais. O curso foi realizado entre os dias 10 e 14 deste mês no Jardim Botânico de Brasília.

As características do Cerrado, o funcionamento e estrutura das equipes de campo, orientações sobre a coleta do material botânico e sobre as entrevistas com os moradores, entre outros aspectos da metodologia usada no IFN foram apresentados durante o curso. As equipes também são preparadas para realizar o planejamento das atividades no campo e recebem instruções sobre segurança e saúde no trabalho. O treinamento é realizado com apoio da Embrapa Florestas, que é parceira do Serviço Florestal na implementação do IFN.

Esta turma é composta por de 22 profissionais, como engenheiros florestais, biólogos, entre outros. Após a conclusão do treinamento, os profissionais darão início às atividades de coleta de dados em campo.

O trabalho de coleta de dados em campo será realizado por duas empresas contratadas pelo Serviço Florestal, por meio de licitação pública. A coleta de dados em Minas Gerais consistirá no levantamento em 256 pontos distribuídos em aproximadamente 9,7 milhões de hectares. Em São Paulo serão levantados 215 pontos distribuídos em aproximadamente oito milhões de hectares.

Sobre o IFN

O Inventário Florestal Nacional (IFN) é uma iniciativa coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Em todo o país, equipes vão a campo medir as árvores, analisar sua saúde e vitalidade, coletar amostras do solo e de material botânico, entre outros aspectos. O objetivo é conhecer não só a quantidade dos recursos florestais, como também, o estado de conservação e a biodiversidade das florestas.

Além disso, são realizadas entrevistas com moradores do entorno das áreas pesquisadas sobre sua relação com a floresta e o uso dos recursos, como a utilização para alimentar o gado ou de lenha para cozinhar.

O levantamento de dados em campo já foi concluído na porção de Cerrado de nove unidades da federação (DF, GO, MT, MS, MA, PA e RO), totalizando 3864 conglomerados contratados e medidos. A conclusão das coletas de dados biofísicos está prevista para este ano.

Fonte: SFB

adbottom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Mais Popular

Mercado da carne suína brasileira recebe ampliação pelo México

A comercialização passa a ser para a carne suína crua, inteira ou em pedaços, não havendo restrição no seu comércio direto

Garantia-safra vai pagar o benefício para 16 mil agricultores familiares

O benefício será pago em 31 municípios de sete estados de sete Estados da região Nordeste

Nova plataforma do observatório agropecuária fornece dados compilados

Com a ferramenta, dados sólidos da agropecuária brasileira ficaram ainda mais acessíveis

Mapa anuncia registro de oito defensivos de baixo impacto e um herbicida inédito

Todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pela Anvisa, Ibama e Mapa

Comentários Recentes