Home Agro Cadeia produtiva de ovinos e caprinos se reúne para debater revisão de...

Discussão

Cadeia produtiva de ovinos e caprinos se reúne para debater revisão de atos normativos

O objetivo é atualizar, simplificar e consolidar os atos legais, reduzindo o número de normas sobre o mesmo tema

Lideranças de produtores em reunião na CNA esta semana. Foto: Ascom CNA

O Decreto 10.139/2019, que trata sobre a revisão e a consolidação dos atos normativos, foi assunto da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na terça (10), em Brasília.

O produtor Joaquim Villar, representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) nas discussões, é o presidente do colegiado e coordenou os debates.

A decisão, publicada pela Presidência da República, prevê a revisão de todas as normas inferiores a decreto e editadas por órgãos e entidades da Administração Pública Federal. O objetivo é atualizar, simplificar e consolidar os atos legais, reduzindo o número de normas sobre o mesmo tema.

A partir da entrada em vigor do Decreto, prevista para 3 de fevereiro de 2020, serão permitidos apenas três tipos de atos normativos: resoluções, portarias, e instruções normativas.

De acordo com o assessor técnico da CNA, Ricardo Nissen, a Confederação, as Câmaras Setoriais e Temáticas do Mapa e as comissões do Instituto Pensar Agropecuária (IPA) vão atuar em conjunto para propor a revisão de alguns atos.

“O processo é dividido em quatro etapas e será uma oportunidade para enxugar esse excesso de normas e melhorar as que impactam o setor”, disse.

Outro assunto discutido na reunião foi a atualização do Programa AgroNordeste, um plano de ação criado pelo Ministério da Agricultura para promover o desenvolvimento na região Nordeste e Norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

O programa é voltado para pequenos e médios produtores, que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem.

O AgroNordeste será executado em parceria com instituições como CNA, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Banco do Nordeste e o Banco do Brasil.

Fonte: CNA

adbottom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Mais Popular

Mercado da carne suína brasileira recebe ampliação pelo México

A comercialização passa a ser para a carne suína crua, inteira ou em pedaços, não havendo restrição no seu comércio direto

Garantia-safra vai pagar o benefício para 16 mil agricultores familiares

O benefício será pago em 31 municípios de sete estados de sete Estados da região Nordeste

Nova plataforma do observatório agropecuária fornece dados compilados

Com a ferramenta, dados sólidos da agropecuária brasileira ficaram ainda mais acessíveis

Mapa anuncia registro de oito defensivos de baixo impacto e um herbicida inédito

Todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pela Anvisa, Ibama e Mapa

Comentários Recentes