Home Agro Agricultura Boletim de Monitoramento Agrícola aponta que clima favorece cultivos no País

ANÁLISE

Boletim de Monitoramento Agrícola aponta que clima favorece cultivos no País

As análises realizadas indicam que o desenvolvimento dos cultivos de verão foi beneficiado por bons volumes de chuva em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Pará e Rondônia

Plantio de café em Minas Gerais. Foto: Reprodução/Internet

O clima continua favorecendo os cultivos na maior parte do país. É o que mostra o Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), publicado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O estudo é referente às condições climáticas e espectrais dos cultivos de verão observadas entre os dias 1º e 21 de fevereiro e está disponível na página da Conab, na Internet.

As análises realizadas neste período indicam que o desenvolvimento dos cultivos de verão foi beneficiado por bons volumes de chuva em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Pará, Rondônia e na região que envolve os estados de Tocantins, Piauí, Bahia e Maranhão (Matopiba). Apesar da grande quantidade de precipitações, os danos por inundação e excesso de umidade nas operações de colheita foram pontuais. A semeadura e o desenvolvimento da segunda safra também contaram com condições favoráveis de clima nesses estados.

Ainda segundo o Boletim, a influência do fenômeno La Niña causou precipitações irregulares de baixo volume, ocorridas na porção oeste da região Sul e no sudoeste de Mato Grosso do Sul. A restrição hídrica e as altas temperaturas têm prejudicado o desenvolvimento de cultivos de verão na metade oeste do Paraná, de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Já as chuvas ocorridas também nos estados do Paraná e de Santa Catarina amenizaram a extensão das áreas sob restrição. Por outro lado, permanece a condição de atenção, principalmente nas lavouras em estágios reprodutivos.

O estudo mostra também que o índice de vegetação tem expressado o bom desempenho da primeira safra nos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e na região do Matopiba. Já nos estados da região Sul e no Sudoeste de Mato Grosso do Sul este índice tem se apresentado inferior, se comparado às safras anteriores devido à restrição hídrica.

O Boletim de Monitoramento Agrícola é um estudo feito pela Conab em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam). Também contribuem com ele diversos agentes colaboradores, por meio de dados pesquisados em campo.

Clique aqui para acessar o Boletim de Monitoramento Agrícola na íntegra.

Fonte: Conab

adbottom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Mais Popular

Mercado da carne suína brasileira recebe ampliação pelo México

A comercialização passa a ser para a carne suína crua, inteira ou em pedaços, não havendo restrição no seu comércio direto

Garantia-safra vai pagar o benefício para 16 mil agricultores familiares

O benefício será pago em 31 municípios de sete estados de sete Estados da região Nordeste

Nova plataforma do observatório agropecuária fornece dados compilados

Com a ferramenta, dados sólidos da agropecuária brasileira ficaram ainda mais acessíveis

Mapa anuncia registro de oito defensivos de baixo impacto e um herbicida inédito

Todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pela Anvisa, Ibama e Mapa

Comentários Recentes