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Projeto Rural Sustentável foca mais ações de popularização nas escolas

Edital foi prorrogado até 10 de fevereiro e prevê oficinas, rodas de conversa e atividades cooperativas

O Projeto Rural Sustentável – Cerrado prorrogou as inscrições para o 2° Edital de Popularização da Produção Sustentável. As escolas interessadas nas ações  têm até o dia 10 de fevereiro para realizarem as suas submissões.

O edital de popularização beneficia estudantes de Ensino Fundamental e Médio por meio de uma jornada de aprendizagem, que oferece oficinas, rodas de conversa e atividades cooperativas e propiciam uma reflexão sobre o senso de pertencimento à natureza e a importância de práticas sustentáveis. 

Acesse aqui o Edital.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) é beneficiário institucional do projeto, que tem como objetivo mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e aumentar a renda de pequenos(as) e médios(as) produtores(as) no bioma Cerrado, promovendo a adoção de tecnologias produtivas de baixa emissão de carbono. Também fazem parte do arranjo institucional o Governo do Reino Unido, o BID, o IABS, a Embrapa e a Rede ILPF.

Práticas de agricultura sustentável nas escolas

Todas as escolas públicas do campo e urbana, de Ensino Fundamental e Médio, dos 101 municípios contemplados pelo PRS – Cerrado, nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, podem participar. A seleção das escolas levará em consideração o equilíbrio entre escolas urbanas e do campo, porte das escolas, a diversidade étnica e sociocultural, bem como a equidade de gênero, priorizando as escolas que ainda não participaram do projeto na primeira edição. Serão apoiadas até 4 escolas por microrregião do projeto. 

As selecionadas poderão participar do Jogo Coopera Cerrado, com a premiação no valor de até R$ 18 mil reais, para implementação de um projeto comunitário. As ações formativas serão ofertadas por meio de práticas pedagógicas no formato de uma Jornada de Aprendizagem, com utilização de materiais informativos, didáticos e a participação em Dias de Campo e outras atividades do projeto, como palestras, cursos, etc.

O processo de inscrição das escolas é simples e rápido, bastando preencher um formulário.

Além disso, é necessário que as escolas candidatas cumpram os seguintes requisitos:

Ser integrante da rede pública do Ensino Fundamental e/ou do Ensino Médio;

Estar sediada em área urbana ou rural de um dos 101 municípios abrangidos pelo PRS – Cerrado;

Ter entre 20 e 40 estudantes participantes na equipe (time), no caso de equipes com uma etapa de ensino apenas (Ensino Fundamental ou Ensino Médio), ou no caso de equipes mistas (EF e EM), ter entre 40 e 80 estudantes participantes;

Indicar um(a) coordenador(a) da equipe, que poderá ser professor(a), gestor(a) ou outro(a) funcionário diretamente vinculado(a) à escola;

Comprometer-se em assinar um Termo de Adesão às ações de popularização, por representante da escola, caso esta venha a ser selecionada (para efetivar a participação da escola é necessário o envio do Termo de Adesão assinado).

Plantando a semente entre os jovens

As Ações de Popularização da Produção Rural Sustentável e de Baixa Emissão de Carbono, denominada de forma simplificada de “Ações de Popularização da produção rural sustentável”, tem como finalidade sensibilizar estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas sobre a temática. As atividades, que serão realizadas em formato híbrido (presencial e virtual), consistem em vivências, oficinas, atividades de imersão e de trocas de experiências, com características específicas para cada faixa etária. 

Em linhas gerais, pretende-se nutrir nos(as) estudantes (crianças e jovens) o senso de pertencimento à natureza no bioma Cerrado, seu papel na preservação e conservação dos recursos naturais, na promoção da produção rural sustentável e de baixa emissão de carbono e a sua relação com o território, a escola e a comunidade. Estas ações, que serão desenvolvidas no formato de Jornadas de Aprendizagem, têm como estrutura pedagógica 3 eixos filosóficos:

Fonte: Mapa

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