Home Agro Pesquisador da Embrapa faz melhorias para aumentar durabilidade de irrigador solar

TECNOLOGIA

Pesquisador da Embrapa faz melhorias para aumentar durabilidade de irrigador solar

Tecnologia de baixo custo desenvolvida pela Embrapa Instrumentação é destinada a pequenos produtores rurais e jardinagem

Pesquisador Washington e o irrigador solar. Foto: Paloma Bazan

O pesquisador Washington Luiz de Barros Melo, da Embrapa Instrumentação, após desenvolver o irrigador solar há seis anos, continua implementando melhorias no aparelho destinado à irrigação por gotejamento. As melhorias pretendem proporcionar maior durabilidade aos acessórios do equipamento.

Entre as alterações, há um material utilizado para vedação da garrafa de vidro que, acoplada ao aparelho, é aquecida pela luz do sol. Com o calor gerado, empurra a água contida em seu interior para a mangueira destinada ao gotejamento. “Substituímos o material anterior por manta de silicone, mais elástica e resistente”, conta o pesquisador.

Outra mudança realizada por ele é a troca da mangueira responsável por levar a água do equipamento para o distribuidor, na parte externa. A nova mangueira, de cor leitosa, apresenta características especiais.

“É uma mangueira com alta resistência térmica, baixa viscosidade, capacidade de vedação e facilidade para flexionar. A função dessa peça é fundamental para o funcionamento do aparelho, por ficar exposta à luz solar. Ela é também a que faz a conexão com a mangueira de silicone, outra novidade da tecnologia, localizada internamente no Irrigador Solar”, esclarece Melo.

O pesquisador mostrou três versões da tecnologia, uma que segue o conceito “faça você mesmo”, que caracterizou os primeiros modelos, a comercial e o exemplar acadêmico, destinado à demonstração para o público estudantil.

Além das substituições realizadas, a versão comercial também ganhou novas cores, uma camuflagem verde para que o aparelho possa se integrar à paisagem do jardim. “Pensei numa versão, com design mais funcional e prático, similar a uma peça de decoração que pudesse compor o jardim, mas com o papel de não só enfeitar, mas principalmente o de irrigar as plantas”, diz o inventor da tecnologia.

Segundo Melo, o irrigador solar continua com as mesmas funcionalidades e princípio de funcionamento de versões anteriores. ”O ar se expande quando aquecido, como se fosse uma bomba que pressiona a água para a irrigação”, explica o físico.

Destinado a pequenos produtores e jardineiros, o irrigador solar é um sistema automático sem fotocélulas, que não demanda eletricidade, porque depende apenas da luz solar para funcionar. A operação por gotejamento promove economia de água e, assim, evita o desperdício do recurso natural.

Fonte: Embrapa/Canal Rural

adbottom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Mais Popular

Mercado da carne suína brasileira recebe ampliação pelo México

A comercialização passa a ser para a carne suína crua, inteira ou em pedaços, não havendo restrição no seu comércio direto

Garantia-safra vai pagar o benefício para 16 mil agricultores familiares

O benefício será pago em 31 municípios de sete estados de sete Estados da região Nordeste

Nova plataforma do observatório agropecuária fornece dados compilados

Com a ferramenta, dados sólidos da agropecuária brasileira ficaram ainda mais acessíveis

Mapa anuncia registro de oito defensivos de baixo impacto e um herbicida inédito

Todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pela Anvisa, Ibama e Mapa

Comentários Recentes