Home Agro Agricultura Estados terão que dar mais apoio na implementação de tecnologias sustentáveis...

ENGAJAMENTO

Estados terão que dar mais apoio na implementação de tecnologias sustentáveis do Plano ABC+

Em videoconferência com secretários estaduais, ela destacou a importância do engajamento dos estados para que a implementação aconteça de forma mais rápida

Ministra Tereza Cristina durante videoconferência. Foto: Assecom Mapa

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) pediu, na última quarta-feira (27), apoio aos secretários estaduais de agricultura para a implantação das técnicas previstas no Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, chamado de ABC+. Em videoconferência com os representantes das 27 unidades da federação, ela destacou a importância do engajamento dos estados para que a implementação aconteça de forma mais rápida. 

“Estamos falando com quem terá o comando nos estados para fazer que essa política seja muito bem sucedida e que possa trazer frutos para seus estados, para o Brasil e para o mundo”, disse a ministra aos secretários, colocando o Mapa à disposição dos estados na implementação das tecnologias do ABC+. 

Entre as metas do ABC+ até 2030 estão a adoção de tecnologias sustentáveis em mais de 72 milhões de hectares de áreas degradadas e a mitigação de 1,1 bilhão de toneladas de CO² equivalente, superando o recorde alcançado pela fase anterior do plano ABC.

Tereza Cristina lembrou que o mundo todo tem essa preocupação com as mudanças climáticas e com a agricultura sustentável. “A agricultura tem que ser parte da solução e não um problema para esse tema das emissões. Temos muita tecnologia embarcada para fazer com que a nossa agricultura, principalmente a brasileira, seja cada vez mais sustentável”, lembrando que o tema será debatido durante a COP 26, em Glasgow. 

A  coordenadora-geral de Mudanças do Clima e Agropecuária Sustentável do Mapa, Fabiana Villa Alves, apresentou as principais metas e tecnologias previstas no ABC+ e ressaltou que, apesar de ambiciosas, as metas são factíveis. “Precisamos da ajuda dos estados para a implementação do Plano de acordo com os biomas locais”, disse. 

O presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri) e secretário da Paraíba, Efraim Morais, disse que é responsabilidade de todos os estados colaborar na implantação do ABC+. “Esse assunto será pauta constante das reuniões do Conselho. Nós temos consciência da importância das ações que estão incorporadas ao Plano para a sustentabilidade do agronegócio  brasileiro”.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

adbottom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Mais Popular

Mercado da carne suína brasileira recebe ampliação pelo México

A comercialização passa a ser para a carne suína crua, inteira ou em pedaços, não havendo restrição no seu comércio direto

Garantia-safra vai pagar o benefício para 16 mil agricultores familiares

O benefício será pago em 31 municípios de sete estados de sete Estados da região Nordeste

Nova plataforma do observatório agropecuária fornece dados compilados

Com a ferramenta, dados sólidos da agropecuária brasileira ficaram ainda mais acessíveis

Mapa anuncia registro de oito defensivos de baixo impacto e um herbicida inédito

Todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pela Anvisa, Ibama e Mapa

Comentários Recentes