Home Agro Robô dinamarquês usa painel solar para operar 24 horas por dia sem...

INOVAÇÃO

Robô dinamarquês usa painel solar para operar 24 horas por dia sem carga na agricultura

Modelo é indicado para semear e capinar sozinho até 20 hectares em produção de orgânicos

O robô Farm Droid trabalhando no solo para a agricultura orgânica. Foto: FarmDroid ApS

A agtech dinamarquesa FarmDroid ApS desenvolveu um robô autônomo movido a painéis solares capaz de semear e capinar sem parar. O modelo é indicado para pequenas áreas de até 20 hectares em produção de orgânicos e já conta com mais de 50 unidades em funcionamento em seis países da Europa.

O FarmDroid FD20 usa quatro painéis fotovoltaicos e um conjunto de baterias de backup que pode operar a máquina por 24 horas sem qualquer carregamento externo e alta precisão nas atividades.

O maquinário tem seis linhas de semeadura, com possibilidade de configurações maiores, e trafega a uma velocidade de 450m a 950m por hora. Ele usa um sistema RTK GPS que traz precisão de 8 milímetros.

Em evento da DLG (Sociedade Alemã de Agricultura), René Jannick Jørgensen, CEO da FarmDroid ApS, disse que o FD20 foi projetado para cuidar integralmente de um campo de até 20 hectares durante toda a temporada.

“Nosso sistema fornece precisão milimétrica na semeadura e elimina a necessidade de capinação manual complementar para remoção de ervas daninhas tanto entre as linhas quanto nas linhas”, disse ele. Com a capinação autônoma, o objetivo facilitar produção orgânica e eliminar o uso de químicos.

Projetado inicialmente para cultivos de beterraba, o FD20 já está trabalhando em quatro safras diferentes e custa cerca de R$ 427 mil.

Desafios

Os desenvolvedores de robôs, como o FarmDroid FD20, têm uma série de desafios a superar para que popularidade dessas máquinas autônomas cresça.

“Os agricultores já provaram que estão prontos para adotar a tecnologia e são os primeiros a inovar. Sim, robôs podem ser usados ​​em um campo, mas temos especificações para as quais o robô foi projetado para funcionar”, admitiu.

Segundo ele, por exemplo, se as inclinações de solo estiverem acima de dez graus, o FD20 não é recomendado. Além disso, para um retorno satisfatório, o agricultor precisa de pelo menos dez hectares.

“Se um agricultor usa o robô em 20 hectares de beterraba orgânica, por exemplo, o retorno sobre o investimento é de menos de dois anos”, acrescentou.

AG Evolution

adbottom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Mais Popular

Mercado da carne suína brasileira recebe ampliação pelo México

A comercialização passa a ser para a carne suína crua, inteira ou em pedaços, não havendo restrição no seu comércio direto

Garantia-safra vai pagar o benefício para 16 mil agricultores familiares

O benefício será pago em 31 municípios de sete estados de sete Estados da região Nordeste

Nova plataforma do observatório agropecuária fornece dados compilados

Com a ferramenta, dados sólidos da agropecuária brasileira ficaram ainda mais acessíveis

Mapa anuncia registro de oito defensivos de baixo impacto e um herbicida inédito

Todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pela Anvisa, Ibama e Mapa

Comentários Recentes