Home Agro CNA emite alerta que Estados dão sinais de que querem aumentar impostos...

CNA emite alerta que Estados dão sinais de que querem aumentar impostos sobre produtos do agro

Para a coordenação do núcleo econômico da confederação, 2021 será marcado por intensas discussões sobre o tema: impostos e tributo

Imposto no Agro. Foto: Reprodução Internet

A continuidade do Convênio 100, que reduz impostos cobrados sobre insumos agropecuários, está em risco. Na última reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), alguns estados chegaram a votar contra a renovação, mas foram convencidos a prorrogá-lo até março de 2021, para que mais discussões sobre o tema foram feitas.

O agronegócio brasileiro está em alerta, pois o benefício reduz a base de cálculo do ICMS sobre insumos agropecuários em operações interestaduais e isenta a cobrança nas operações internas. O fim dele significaria um aumento de tributos e, consequentemente, dos custos de produção.

Alguns secretários de Fazenda dos estados formaram um grupo de trabalho para debater o tema. O coordenador do núcleo econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Renato Conchon, acompanhou a última reunião e conta, com bastante preocupação, que as medidas discutidas podem extinguir o benefício.

Segundo ele, dois pontos importantes tratados foram o fim dos descontos concedidos a produtos químicos, benefício que tem sido questionado pelo Ministério Público em alguns estados, e a criação de um imposto único, de 4%, para fertilizantes no Brasil.

Conchon destaca que, por enquanto, tratam-se apenas de discussões, porém, há sinais de que o próximo ano deve ser marcado por iniciativas para aumentar os impostos sobre o setor agropecuário. “Ampliar a carga tributária será o ‘novo normal’ em 2021 e teremos discussões a respeito disso”, afirma.

Efeito dominó nos impostos

O governo de São Paulo decidiu retomar a taxação de alguns produtos agropecuários e insumos agrícolas. O coordenador da CNA teme que o movimento acabe se espalhado por mais estados.

“A CNA e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) estão conversando com o governo paulista para que isso não ocorra. É uma decisão polêmica e preocupante”, diz Conchon.

Canal Rural

adbottom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Mais Popular

Mercado da carne suína brasileira recebe ampliação pelo México

A comercialização passa a ser para a carne suína crua, inteira ou em pedaços, não havendo restrição no seu comércio direto

Garantia-safra vai pagar o benefício para 16 mil agricultores familiares

O benefício será pago em 31 municípios de sete estados de sete Estados da região Nordeste

Nova plataforma do observatório agropecuária fornece dados compilados

Com a ferramenta, dados sólidos da agropecuária brasileira ficaram ainda mais acessíveis

Mapa anuncia registro de oito defensivos de baixo impacto e um herbicida inédito

Todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pela Anvisa, Ibama e Mapa

Comentários Recentes