Home Agro Agricultura Bolsonaro diz que vai fazer reforma agrária com entrega de mais de...

REGULARIZAÇÃO

Bolsonaro diz que vai fazer reforma agrária com entrega de mais de 600 mil títulos de terra por todo o país

Segundo o secretário de assuntos fundiários Nabhan Garcia, essa é uma das prioridades do presidente Jair Bolsonaro até o fim do mandato

A soma de pequenos plantios faz o Brasil ser um gigante agrícola. Foto: Arnaldo Alves/AEN

Durante uma visita a dois municípios produtores de soja no Mato Grosso na última sexta-feira, 18, o governo federal prometeu regularizar e entregar mais de 500 mil títulos de terra para a agricultura familiar até o fim do mandato do presidente Jair Bolsonaro. No município de Ubiratã, Bolsonaro participou da entrega de 1.690 títulos de terra a agricultores familiares, ao lado de autoridades e do secretário de assuntos fundiários Nabhan Garcia.

“Esses agricultores que foram contemplados poderão chegar ao banco e apresentar com muito orgulho, um título de propriedade e vão ser chamados de proprietários rurais e não mais serão denominados como acampados ou de assentados. Até o final do governo do presidente Bolsonaro, vamos entregar 600 mil títulos de propriedades”, afirmou Garcia.

Entre os produtores que podem ser beneficiados com a medida do governo está Armando Scanagatta, que vive no assentamento Itanhangá, onde moram mais de 1.100 famílias. “Estamos esperando há muito tempo a regularização das terras. O nosso assentamento é o maior da América Latina, mas estamos trabalhando ali, sem documento nenhum. Não conseguimos recursos com bancos e temos que trabalhar com a pouca economia que nós temos. A situação é difícil, pois não conseguimos nenhum financiamento, então tem que trabalhar com o resto que sobra”, diz.

A regularização de terras é uma demanda antiga dos produtores do Mato Grosso. Segundo Ivanildo Teixeira Thomaz, representante Incra regional, apenas 20% dos mais de 400 assentamentos do estado, possuem títulos regularizados. “Hoje temos cerca de 10 mil títulos entregues em todo esse tempo em que o Incra está atuando, o que é um número baixo. Existem alguns entraves, como a questão do georreferenciamento que estamos resolvendo. Seguindo as normativas vamos trabalhar para aumentar a entrega de título pouco a pouco”, afirma Thomaz.

Canal Rural

adbottom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Mais Popular

Mercado da carne suína brasileira recebe ampliação pelo México

A comercialização passa a ser para a carne suína crua, inteira ou em pedaços, não havendo restrição no seu comércio direto

Garantia-safra vai pagar o benefício para 16 mil agricultores familiares

O benefício será pago em 31 municípios de sete estados de sete Estados da região Nordeste

Nova plataforma do observatório agropecuária fornece dados compilados

Com a ferramenta, dados sólidos da agropecuária brasileira ficaram ainda mais acessíveis

Mapa anuncia registro de oito defensivos de baixo impacto e um herbicida inédito

Todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pela Anvisa, Ibama e Mapa

Comentários Recentes