Home Agro Agricultura Conab destaca que estoque de arroz do país está 23% menor quando...

Avaliação

Conab destaca que estoque de arroz do país está 23% menor quando comparado ao ano anterior

Ao mesmo tempo, diretores da Federarroz veem avanços positivos em relação aos anos anteriores, principalmente quando se trata do Plano Safra

Plantio de arroz no Rio Grande do Sul. Foto: Reprodução Internet

O levantamento dos estoques privados de arroz, referente à safra 2018/2019, mostra que até fevereiro havia no país cerca de 492 mil toneladas do produto equivalente em casca. Esse número representa uma redução de 23,9% em comparação ao apurado na mesma data em 2019, quando estavam armazenadas 646,84 mil toneladas. O estudo foi publicado nesta quarta-feira, 17, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Os estoques foram informados pelos armazenadores e pelas indústrias de Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estados que produzem cerca de 85% do arroz no país. No Rio Grande do Sul, maior produtor brasileiro, o volume informado foi de 42 mil toneladas de arroz beneficiado e 393 mil toneladas em casca. O estado de Santa Catarina, segundo na produção nacional, totalizou 28 mil toneladas em base casca e o Mato Grosso, 9 mil toneladas.

Somando-se este volume privado com os estoques públicos de arroz mantidos pela Conab nos seus armazéns (23,15 mil toneladas) na data da pesquisa, chega-se a um total de 515,57 mil toneladas, que totaliza o estoque de passagem do país para o período. O número, segundo o boletim, “consolida a estimativa de consumo da safra 2018/2019 em cerca de 10,3 milhões de toneladas e aponta uma redução anual de 8,5% na demanda nacional”.

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) considerou positiva, em relação à expectativa do setor, a queda na taxa de juros anunciada nesta quarta-feira, dia 17 de junho, durante o lançamento do Plano Safra 2020/2021. De acordo com o presidente da entidade, Alexandre Velho, houve um avanço na comparação aos planos anteriores. Ele destacou as taxas do Pronamp que tiveram uma redução de 6% para 5%, e as da agricultura empresarial, que apresentaram uma queda ainda mais significativa, passando de 8% para 6%.

Velho também salientou o aumento no subsídio da subvenção do seguro agrícola, que ficou em R$ 1,3 bilhão, classificando a iniciativa como muito importante. “Certamente, o seguro agrícola é uma das maneiras mais eficazes de evitarmos a necessidade de renegociações, e também com o aumento da subvenção, trazer uma proteção maior para o produtor que está no crédito oficial”, afirmou.

Segundo o dirigente, o Plano Safra 2020/2021 é positivo levando em consideração o esforço do governo federal por meio de sua equipe econômica. “No atual momento de crise em que vivemos devido a uma pandemia e todas as demandas relacionadas a recursos financeiros, entendo que todo o empenho do governo se traduziu em mais avanços em relação aos planos passados”, sinalizou Velho.

Agência Safras

adbottom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Mais Popular

Mercado da carne suína brasileira recebe ampliação pelo México

A comercialização passa a ser para a carne suína crua, inteira ou em pedaços, não havendo restrição no seu comércio direto

Garantia-safra vai pagar o benefício para 16 mil agricultores familiares

O benefício será pago em 31 municípios de sete estados de sete Estados da região Nordeste

Nova plataforma do observatório agropecuária fornece dados compilados

Com a ferramenta, dados sólidos da agropecuária brasileira ficaram ainda mais acessíveis

Mapa anuncia registro de oito defensivos de baixo impacto e um herbicida inédito

Todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pela Anvisa, Ibama e Mapa

Comentários Recentes