Home Agro Prazo de entrega da comprovação da vacina contra febre aftosa é prorrogado...

Tempo

Prazo de entrega da comprovação da vacina contra febre aftosa é prorrogado pelo Mapa

Calendário de vacinação não muda, mas criadores terão mais tempo para enviar comprovante aos órgãos sanitários

Criadores de gado ganham tempo. Foto: Reprodução Internet

O Ministério da Agricultura (Mapa) anunciou nesta quinta-feira (26/3) que a campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa vai seguir o calendário, mas os criadores terão um prazo maior para enviar a comprovação da vacinação aos órgãos sanitários dos Estados.

Em nota, o órgão informou que já está repassando as orientações às superintendências federais da agricultura e a todos os outros serviços ligados à vigilância agropecuária, mas não anunciou o novo prazo.

Em ofício da Divisão de Febre Aftosa (DIFA), consta que a comprovação da vacinação contra a doença deverá ser feita por meio não presencial. As orientações e formas de comunicação com os interessados, ficarão a cargo do Serviço Veterinário Oficial de cada Estado, que também devem “auxiliar na vacinação de propriedades que tenham dificuldade”.

Comércio fechado

Nesta semana, o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos de Saúde Animal (Sindan), Delair Bolis, disse que, apesar da produção e da distribuição dos medicamentos estar normalizada, o comércio estava ameaçado, pois as revendas agropecuárias autorizadas não foram considerados essenciais na crise do coronavírus.

No Rio Grande do Sul, que teve a campanha de vacinação antecipada para março, as doses da vacina estão retidas nas lojas e não chegam aos criadores. Bolis alertou, ainda, que não são somente as vacinas estão deixando de chegar aos animais, mas qualquer medicamento veterinário que exige prescrição médica veterinária.

O Ministério da Agricultura anunciou nesta quinta que entidades de produtores e das revendedoras de vacinas contra a febre aftosa devem se organizar nos próximos dias para que as doses sejam adquiridas por telefone ou internet. A entrega pode ser feita pela revenda ou sindicato rural diretamente nas propriedades rurais.

Fonte: Revista Globo Rural

adbottom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui

Mais Popular

Mercado da carne suína brasileira recebe ampliação pelo México

A comercialização passa a ser para a carne suína crua, inteira ou em pedaços, não havendo restrição no seu comércio direto

Garantia-safra vai pagar o benefício para 16 mil agricultores familiares

O benefício será pago em 31 municípios de sete estados de sete Estados da região Nordeste

Nova plataforma do observatório agropecuária fornece dados compilados

Com a ferramenta, dados sólidos da agropecuária brasileira ficaram ainda mais acessíveis

Mapa anuncia registro de oito defensivos de baixo impacto e um herbicida inédito

Todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pela Anvisa, Ibama e Mapa

Comentários Recentes